Maria Sharapova campeã de Roland Garros

0
A russa Maria Sharapova, actualmente com vinte e cinco anos, sagrou-se este sábado campeã de Roland Garros 2012, ao derrotar na final do torneio francês (o segundo Major do ano) a italiana Sara Errani em dois sets. Com a vitória, a nova número um mundial completa o Grand Slam de carreira e encerra uma série de quatro anos sem conquistar qualquer título desta categoria, apesar de ter disputado recentemente as finais de Wimbledon e do Australian Open. 
Depois das vitórias em Wimbledon (2004), US Open (2006) e Australian Open (2008), Maria Sharapova havia sido derrotada nas finais do Australian Open de 2007 e 2012 e na de Wimbledon em 2011. Na capital francesa, a russa de apenas vinte e cinco anos procurava vencer o seu primeiro título, naquela que era também a sua primeira final, e subir ao topo do ranking de segunda-feira na condição de campeã do último Major.
Sara Errani, por sua vez, quebrou inúmeros records pessoais durante o torneio e derrotou as ex-campeãs Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova antes de derrotar Samantha Stosur (finalista de 2010 e campeã em título do US Open) no encontro das meias-finais, depois de três sets. Na condição de outsider, atingiu a final de Roland Garros, seguindo as pisadas da sua compatriota Francesca Schiavone (campeã em 2010 e finalista em 2011).
Sem qualquer encontro anterior disputado entre ambas, a italiana poderia ser a mais beneficiada, mas Sharapova entrou muito bem no encontro e chegou rapidamente ao break de vantagem, não dando quaisquer hipóteses à tenista transalpina nos jogos iniciais. Se o primeiro set demonstrou a clara supremacia de Maria Sharapova, o segundo parcial foi a afirmação da russa como melhor jogadora da actualidade, acabando por vencer Errani por 6-3 6-2.
Com o quarto título do Grand Slam conquistado em oito anos (num período em que foi mesmo forçada a ser operada ao ombro, o que a forçou, entre outros torneios, a falhar os Jogos Olímpicos de Pequim 2008), Sharapova concluiu assim o Career Slam e é, juntamente com André Agassi, a única a atingir o feito apenas à quarta vitória em torneios Major. No circuito WTA, Sharapova é apenas a décima jogadora – a sexta na Era Open – a conquistar os quatro torneios: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.
Depois da vitória frente a Petra Kvitova no dia de ontem, a russa já tinha garantido o regresso ao topo do ranking mundial feminino na próxima segunda-feira e, esta tarde, conseguiu a combinação perfeita, enquanto Sara Errani sai de Paris com a sua primeira final em torneios do Grand Slam e a igualmente histórica primeira entrada no top10.

Leia também:

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.