Nadal e Murray nos quartos-de-final em Paris

0
O espanhol Rafael Nadal e o britânico Andy Murray carimbaram nesta segunda-feira o apuramento para os quartos-de-final de Roland Garros 2012, o segundo Grand Slam da temporada, tal como David Ferrer e Nicolas Almagro. Jo-Wilfried Tsonga e Juan Martin Del Potro, que ontem tinham ficado perto das respectivas vitórias quando a organização ditou a interrupção dos jogos devido à falta de luz natural, passaram aos oitavos-de-final e disputam já amanhã os próximos jogos.

Nadal arrasa, Murray derrota Gasquet em quatro sets
Segundo cabeça de série e por seis vezes vencedor do torneio (procura vencer o seu sétimo troféu e superar Bjorn Borg), Rafael Nadal continua sem enfrentar quaisquer dificuldades na terra batida parisiense e, esta tarde, perdeu apenas dois jogos frente ao argentino Juan Monaco, décimo terceiro candidato ao título.
Monaco entrou razoavelmente no encontro e liderou por 2-1 na primeira partida, mas o maiorquino de vinte e seis anos não mais permitiu ao argentino a conquista de qualquer jogo, alinhando dezassete seguidos, selando a vitória a 6-2 6-0 6-0, depois de uma hora e quarenta e seis minutos de jogo.
Nos quartos-de-final, Rafael Nadal terá pela frente o seu compatriota Nicolas Almagro, décimo segundo cabeça de série, que precisou de apenas três sets para ultrapassar o sérvio Janko Tipsarevic, oitavo pré-designado, por 6-4 6-4 6-4.
Andy Murray, que procura chegar à final de Paris pela primeira vez na sua carreira (faltando-lhe ainda disputar o último encontro do quadro principal de Wimbledon) e que defende o estatuto de quarto cabeça de série, também conseguiu carimbar a sua passagem aos quartos-de-final de Roland Garros.
Depois de um primeiro set dominado totalmente pelo jogador da casa Richard Gasquet, décimo sétimo cabeça de série e finalista da última edição do Estoril Open, que resultou na conquista do parcial por 1-6, o tenista escocês aproximou o seu nível do jogo do nível habitual, o que, conjugado com a falta de desconcentração de Gasquet a partir do 4-4, resultou numa reviravolta, selada a 1-6 6-4 6-1 6-2.
No quinto jogo em Paris no ano de 2012, Murray terá pela frente o espanhol David Ferrer (sexto cabeça de série), que hoje não sentiu quaisquer dificuldades em derrotar o igualmente espanhol Marcel Granollers (carrasco de João Sousa na primeira eliminatória e vigésimo pré-designado), triunfando por 6-3 6-2 6-0.
Tsonga e Del Potro vencem encontros adiados e estão nos ‘quartos’
O francês Jo-Wilfried Tsonga e o argentino Juan Martin Del Potro foram forçados a uma jornada extra, depois de os seus jogos de ontem terem sido suspensos devido à falta de luz natural, quando ambos se encontravam a apenas um set de garantirem presença nos quartos-de-final do Major francês.
Quinto candidato ao título em Paris, Jo-Wilfried Tsonga (finalista do Australian Open em 2008, torneio que o levou ao topo do ténis mundial) apenas precisou de disputar a parte final do set que ontem fora adiado, derrotando o suíço Stanislas Wawrinka (décimo oitavo candidato ao título) por 6-4 7-6(6) 3-6 3-6 6-4.
Já Juan Martin Del Potro, bi-campeão do Estoril Open, encontrava-se a vencer por dois sets a um no dia de ontem quando a suspensão foi anunciada pelo supervisor. Hoje, o argentino (nono pré-designado) venceu o quarto set frente ao checo Tomas Berdych, sétimo, triunfando então pelos parciais de 7-6(6) 1-6 6-3 7-5.
No dia de amanhã, Tsonga jogará o segundo encontro do court Philippe Chatrier frente ao número um mundial Novak Djokovic, da Sérvia, enquanto Del Potro encontrará Roger Federer pela quinta vez na presente temporada no segundo encontro do court Suzanne Lenglen.

Leia também:

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.